Flores de crochê Barroco - como fazer e passo a passo

Hoje vamos falar como fazer flores de crochê Barroco passo a passo ou como muitos chamam, flor de barbante.
Muita gente fica na dúvida sobre o que é barroco. Então em primeiro lugar vamos te mostrar do que se trata, depois então te mostraremos como fazer flores de crochê barroco e as diversas situações onde podemos usá-las.

Quando eu lia sobre, por exemplo, flores de crochê Barroco eu pensava que se tratava de um estilo, como nas artes, o período barroco. Mas eu fui pesquisar e me deparei com um lindo fio (barbante) da Círculo S/A, com um toque bem gostoso, mas firme, que é bastante usado para fazer tapetes, flores de crochê, trilhos de mesa, cortinas, mas também pode ser para fazer bolsas, roupas, redes, capas diversas... tudo vai depender da sua imaginação.

flores de croche barroco
Veja o passo a passo aqui

flores de croche barroco
Square flor de crochê Barroco da professora Simone

flores de croche barroco
Guirlanda de natal com flores de crochê Barroco - Círculo

Barroco é o barbante da marca Círculo, mas existem outros barbantes de outras marcas. Você pode escolher com que tipo de fio vai trabalhar e a marca também, isso vai depender muito do produto final que você quer ter, quanto dinheiro você quer/pode gastar, além da textura que vai conseguir para sua peça.

E as flores de crochê Barroco onde podem ser aplicadas?

As flores de crochê barroco ou flores de barbante podem ser aplicadas onde você quiser, porém os seus usos mais comuns são em tapetes, trilhos de mesa, enfeites de natal e conjuntos de banheiro.
Elas podem ser sobrepostas ou em forma de quadrados da vovó ou square, como você prefira chamar.

Material que usei para fazer as flores de crochê barroco:

- Agulha de crochê 4,0 mm
- sobras de  Barroco Multicolor nas cores natural, mescla amarelo e mescla verde

flores-de-croche-barroco

flores-de-croche-barroco

flores-de-croche-barroco

flores de croche barroco
Barroco Multicolor amarelo

Passo a passo - PAP de uma flor de crochê Barroco simples

Aqui eu estou mostrando o passo a passo por meio dessa vídeo aula, destas lindas flores de crochê que eu fiz para mostrar para você. Se tiver alguma dúvida é só perguntar.

Veja aqui o passo a passo de outra flor de crochê Barroco bem parecida, mas a forma de fazê-la é um pouco diferente.

Passo a passo de flores de crochê Barroco para aplicação

01 - Faça um anel mágico com 6 pontos baixos
02 - Aperte o anel e una com um ponto baixíssimo
03 - Agora faça 12 pontos baixos, dois em cada ponto baixo da carreira anterior
04 - Una os pontos com um ponto baixíssimo
05 - Nesse ponto, se você quiser mudar de cor, deverá unir a carreira já com o fio de outra cor
06 - Suba 3 correntinhas
07 - No mesmo ponto que você subiu as 3 correntinhas, faça um ponto alto duplo - essa é a diferença da flor anterior (será no primeiro ponto baixo da carreira anterior)
flores de croche barroco

08 - No próximo ponto baixo (da carreira de baixo) você fará mais dois pontos altos duplos (no segundo)
09 - No ponto baixo a seguir faremos mais um ponto alto duplo (no terceiro)
10 - Faça então mais 3 correntinhas e prenda com um ponto baixíssimo no mesmo ponto (terceiro)
11- Continue fazendo da mesma forma até formar 6 pétalas

flores de croche barroco

12 - Termine com um ponto baixíssimo
13 -  Arremate por trás da flor de crochê barroco

como fazer flores de croche barroco

O que vocês acharam? Eu adorei fazer essas flores!

Veja uma vídeo aula de flores de crochê Barroco que se transformam em square

Com as squares ou como se chamava antigamente, quadrados da vovó, você pode fazer diversas coisas e se forem flores de crochê barroco, você pode fazer lindos tapetes e conjuntos de banheiro. Com certeza você vai ficar de queixo caído com a beleza das peças que você consegue, mesmo que você seja iniciante na arte do crochê.

Veja o vídeo da professora de crochê Mari:

Você adorou como eu fazer as flores de crochê barroco? Mas está sem ideias de onde aplicá-las? Vou te dar aqui diversas ideias!

flores-de-croche-barroco
Veja o passo a passo desta linda bolsa de crochê 

flores-de-croche-barroco
Lindo tapete de flores Barroco

flores-de-croche-barroco
Linda colcha de margaridas de Barroco

flores-de-croche-barroco
Crédito na foto

flores de crochê barroco
Manta de flores de crochê Barroco que deixa qualquer ambiente mais bonito

Flores de crochê barroco
Tapete de quarto com flores de crochê feito com Barroco Natural e Barroco Multicolor

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário. Tem trabalhos lindos como esses? Manda pra gente divulgar aqui!

Não deixe de nos seguir no FB em fb.com/clubedecrocheoficial e participar dos nossos bate-papos em fb.com/crocheteirasdobem

Quer aprender mais? Veja então:

2 comentários:

  1. Muito boa explicação, tudo bem fácil e a flor é linda! Gostei das indicações e me tirou essa dúvida, não sabia o que queriam dizer quando falavam crochê barroco. Legal